Tendo a comunicação empresarial como uma das áreas mais abrangentes do mercado, é válido ligá-la, diretamente, com a forma de gestão individual de cada empresa. Ela permite que o profissional da área de comunicação tenha uma atuação forte como colaborador ou prestador de serviços. Pensando nisso, a consultoria e assessoria de comunicação são essenciais.

Caso você esteja interessado em saber como esses tipos de serviços pode influenciar no seu negócio, então veio ao local certo. Entenda quais são os principais pontos dessa ajuda e como ela pode mudar toda a perspectiva da sua empresa e instituição.

Consultoria de Comunicação

A consultoria de comunicação pode ser definida como um serviço essencial, cujo intuito é oferecer conselhos para o assessorado, relacionados às práticas que podem ser aplicadas para o crescimento da empresa, bem como a resolução de problemas do âmbito de comunicação com o intuito de melhorar os resultados do negócio.

Um consultor de comunicação tem como principal trabalho mostrar o caminho, apontando, simultaneamente, soluções para que a empresa possa crescer cada vez mais. Ele deve ter acesso às informações da empresa para que possa averiguar todas as atividades e identificar tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos.

Além disso, a consultoria de comunicação deve avaliar todos os cenários do mercado possíveis, gerando as mais diversas alternativas caso algo venha a dar errado. Outro ponto importante é que relatórios, palestras e treinamentos também devem ser incluídos no pacote de aconselhamento.

Assessoria de Comunicação

Muito se fala a respeito de consultoria de comunicação e assessoria de comunicação. Ainda que ambos os nomes possam soar muito parecidos, há, sim, diferenças.

A diferença mais notável entre as duas áreas é que, por meio da experiência, o consultor é capaz de identificar um problema, apontando soluções, mas sem executá-las. No entanto, a assessoria visa o atendimento completo do profissional, executando as atividades necessárias com o intuito de solucionar os problemas de uma vez por todas.

Colocando em prática, a consultoria está mais voltada para o aconselhamento, sendo necessário que outro profissional venha a executar os planos. Já a assessoria envolve a prática de maneira mais direta, sendo necessário um conhecimento prévio do problema e um plano já estruturado para ser colocado em prática.