Natal/RN, 17 de Junho de 2019.


Inicial / Sala de Imprensa

SINSP/RN cobra cursos de qualificação

Publicado por Adriano Medeiros, em 07/11/2013 às 13:47

A direção do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Rio Grande do Norte (SINSP/RN) se reuniu nesta semana com os gestores da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales para reivindicar mais cursos de qualificação para os servidores públicos estaduais. O sindicato cobra a ampliação dos cursos, principalmente de graduação e pós-graduação, destinados à categoria para que se possa atender as exigências da Lei Complementar 432, de 1º de julho de 2010, que implantou o Plano de Carreira.

 

Para a entidade sindical, ainda existem servidores que não estão plenamente preparados para exercer suas respectivas atividades no serviço público. No ritmo em que este problema se agrava e diante da falta de realização de concursos públicos para renovação dos quadros, os serviços prestados pelo Estado à população podem muito em breve entrar em colapso.

 

Após solicitação dos sindicalistas durante a reunião, os gestores da Escola apresentaram os números da qualificação desenvolvidos pelo Estado: em seis anos de fundação da Instituição foram realizadas 41 mil capacitações. A meta para 2014 é dobrar o número de capacitações passando para 10 mil incluindo cursos de graduação e pós-graduação. Segundo ainda dados da Escolha de Governo, existem  70 mil servidores na ativa no Estado.

 

Os gestores da Escola de Governo ainda anunciaram para o próximo ano a realização de dois cursos de pós-graduação. O primeiro será de Políticas Públicas que será ministrado através de convênio com a UFRN. O segundo de Direito Constitucional em parceria com a Uern. A realização de cursos como estes são importantes para melhorar a titulação dos servidores e, assim, além de poder prestar um melhor serviço à sociedade, ter a oportunidade de ascender no Plano de Carreira.

 

O SINSP/RN ainda destacou que é totalmente contra a qualquer forma de discriminação contra o servidor, principalmente os que estão há poucos anos de se aposentar, que tem interesse em ingressar nos cursos promovidos pela Escola de Governo. É preciso investir para motivar e de alguma forma compensar anos e anos de falta de qualificação das administrações estaduais.

 

Ao final do encontro, os diretores do SINSP/RN reafirmaram a defesa da Escola de Governo como patrimônio da categoria. Para eles é preciso manter a vigilância para que não haja o sucateamento da Escola como acontece em outros níveis do serviço público. Os gestores da Escola ainda chamaram os sindicalistas para participar do processo de melhoramento e formação dos cursos que são desenvolvidos pela escola.

 

O SINSP/RN orienta os servidores da administração direta do Estado que acessem o site da Escola www.escoladegoverno.rn.gov.br para obter conhecimento sobre quando e como estão sendo ofertados os  cursos. O sindicato também ficará atento e vai, na medida do possível, orientar a categoria sobre as capacitações.

1 2 3 4 5
ponto criativo
Rua Gonçalves Lêdo, 845 - 1º Andar - Sala 7 - Centro - Natal/RN - CEP 59025-330
  • contato@adrianomedeiros.jor.br